terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Os piratas


A propósito de uma Crónica de Santana Castilho que não pode “cair” no esquecimento.

Guião de Leitura

Nota prévia:
Proposta para ser aplicada em qualquer reunião de professores ou sala dos mesmos, quando acordados e em intervalo de vida do seu imenso estado zombie, vegetativo e mal formações congénitas de doutorice esquizofrénica. Os catedráticos de trazer por casa, com necessidades de afirmação, estilo “doutor da mula ruça”, não deverão participar na discussão, a sua azia individualista, o seu narcisismo, poderão destilar a inação por mediocridade latente.
Objetivos:
Estimular a leitura
Distinguir Crónica da Notícia e da Reportagem
Conhecer e identificar a finalidade da Crónica.
Agitar a consciência adormecida da “classe docente.”

Etapas:
1.      Escolher uma boa Crónica, sugiro uma do professor Santana Castilho, publicada no jornal Público, de 11de fevereiro de 2012.” Municipalização da educação: quietinhos, não respirem, já está!"
Se não quiserem gastar dinheiro em fotocópias poderão lê-la aqui.

2.       Distribuir a Crónica pelos professores presentes ou fornecer endereço para leitura electrónica.

3.       Pedir, sugerir, nalguns casos, de acordo com as pedagogias mais em voga, para não ferir susceptibilidades dos presentes, tal como em muitas salas de aula, implorar encarecidamente uma leitura silenciosa e atenta.

4.       Leitura em voz forte – não confundir com voz alta – ninguém precisa de subir para as cadeiras ou mesas. Sugere-se uma leitura bem expressiva  e que todos entendam.

5.       Leitura dramatizada da crónica em análise, em diversas fases:

Como um relato de futebol; como locutor de telejornal; com raiva; do princípio para o fim; do fim para o princípio; como discurso de estado.

 Note bem: Só deverá sugerir uma leitura em modo de presidente da república, se tiver a garantia de que todos ingeriram uma dose extra de cafeína, senão correm-se sérios riscos de adormecimento, nalguns casos, mais raros, pode ocorrer coma induzido.

6.       Identifique (sublinhe) algumas das passagens da Crónica em análise.

7.       Passe-a a texto com o título: Piratas. Aconselhamos que não defina nem identifique quem são os piratas, deixe essa tarefa para os seus companheiros de leitura. Sugestão de texto: 

PIRATAS
“Porquê alistarmo-nos na marinha, se podemos ser piratas?”
Steve Jobs, citado por Santana Castilho
“Nuno Crato, Poiares Maduro e os autarcas experimentalistas trataram a Educação como se fosse uma grande rotunda e os professores como pacientes sujeitos a raio X: quietinhos, não respirem, já está!
(…) municipalização da Educação. O processo teve a clareza de um pântano. O documento são 28 páginas de verbo magro e matreirice gorda.
(…) só falta privatizar o Galo de Barcelos.
(…) Várias cláusulas da proposta de contrato são ilegais, porque desrespeitam o regime de autonomia, administração e gestão das escolas públicas, fixado em três diplomas (DL n.º 75/2008, de 22 de Abril, DL n.º 224/2009, de 11 de Setembro, e DL n.º 137/2012, de 2 de Julho).
(…) Pelo escândalo que gerou, caiu o convite escabroso para que as câmaras cortassem professores, até ao limite máximo de 5% do número considerado necessário, a troco de 12.500 euros por docente abatido. Mas porque os agiotas não dormem em serviço, a Cláusula 40.ª ampliou o cinismo da poupança a todos os recursos educativos e regulamenta a partilha de 50% dos despojos. Chamam-lhe “incentivos à eficiência”.
(…) O pessoal não docente passa a ser gerido pelas autarquias (Cláusula 19.ª), abrindo-se a porta à utilização do mesmo em qualquer serviço camarário.
(…) A Cláusula 39.ª favorece a desvirtuação do trabalho pedagógico sério em benefício dos resultados nos exames.
(…) E o empreendedorismo voluntarista que as autarquias podem iniciar com a decisão sobre 25% dos curricula já esboçou os primeiros sinais com o presidente da Câmara de Óbidos a anunciar Filosofia para os alunos do 1.º ciclo do básico, yoga para os do jardim-de-infância e golfe e eco design para os do secundário.
(…) Serão poucos os que guardarão memória do Guião para a Reforma do Estado, apresentado pelo vice-primeiro-ministro (…) o documento teve o mérito de fixar em escrita uma agenda de entrega ao mercado das mais importantes funções sociais do Estado, sendo as propostas para a Educação o paradigma claro da intenção de utilizar fundos públicos para financiar negócios privados: criação de escolas concessionadas, instituição do cheque-ensino e reforço dos contratos de associação.
(…) Os pressupostos fixados na proposta de delegação de competências em apreço, cruzados com as intenções que já foram anunciadas quanto ao cheque-ensino, poderão repetir no país o que se verificou na Suécia, com a criatividade activa dos grupos económicos a explorarem o negócio até que, anos volvidos, se reconheça a sua falência.”
8.       Concluímos que a Crónica ao contrário da Notícia e da Reportagem não pretende informar, mas sim “reflectir sobre o acontecido”, por isso, é chegado o momento de pedir a todos que, mais uma vez, leiam na íntegra o texto de Santana Castilho e meditem muito e bem na reflexão feita a propósito da privatização, desculpem, municipalização da educação.


9.       É possível que oiça alguns comentários do género: Não há nada a fazer; e o que é que podemos fazer? Ou a clássica pergunta: Que fazer!

Aos derrotistas e conformados nem vale a pena responder, não perca o seu precioso tempo com esta “gentalha”, por eles e com eles ainda hoje viveríamos na escravatura. Nada fazem, nunca fizeram, nem farão, são os mortos vivos que emporcalham qualquer ambiente. Aos outros, não dê uma resposta óbvia, muitos anos de cultura salazarista leva-os a procurar sempre um guia, um iluminado, não entre no jogo, o seu objectivo é pô-los a pensar, a discutir, a procurar soluções. Para terminar lembre-lhes uma frase do “nosso” Padre António Vieira:

“Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos    nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos, apenas duramos.”

Ita est!

Sem comentários:

Enviar um comentário