domingo, 26 de maio de 2013

Nova teoria da felicidade


O prazer de ler.
 Uma das coisas que a troica nunca conseguirá tirar-nos, apesar de
 nos retirar dinheiro para livros… enfim, leiam e, já agora, façam-me
 o favor de ser felizes, ou pelo menos, lutem por isso.

Este pequeno livro versa sobre a origem e as consequências da felicidade ou da falta dela, sobre o que é ser feliz (seguindo o pensamento de outros filósofos, como Matias Aires) e sobre o que na sociedade actual é impedimento para a vida plena e feliz. Em diálogo com outro livro do autor (Nova Teoria do Mal), procura estabelecer uma relação lógica mas não dependente entre os dois conceitos.
“Uma classe política enriquecida à custa de be­nesses e subsídios do Estado, presumindo-se americana, classificando arrogantemente o povo português de “piegas”, incentivando descarada­mente a população jovem a emigrar, declarou guerra oficial ao bem comum e aos valores per­manentes de Portugal, acentuando de um modo calamitoso desigualdades sociais, estendendo a mancha de pobreza para além dos dois milhões de habitantes.”
Retirado do blogue: Planetamarcia
 
«Nova Teoria do Mal escandalizou. Fico feliz se Nova Teoria da Felicidade também escandalizar, embora o tema seja menos polémico. Escandalizar, para espíritos pobres, significou, em Nova Teoria do Mal, aprovar ou não aprovar entusiasmadamente. Desejaria que Nova Teoria da Felicidade escandalizasse de outro modo - que a sua recepção fosse remetida ao mais absoluto silêncio e que cada leitor, suspendendo os seus preconceitos cristalizados, meditasse sobre as teses nele apresentadas. Meditasse com o sangue da memória e a sabedoria da experiência, reflectisse sobre as quatro ou cinco teses nele defendidas animado do mesmo temor e do mesmo delírio com que as desenvolvi. Ao fim e ao cabo, trata-se da vida pessoal de cada leitor - saber se é possuidor de uma vida satisfeita, uma vida realizada ou uma vida feliz. Ou, simplesmente, uma vida frustrada.»
Texto retirado do portal da LEYA.


1 comentário:

  1. Caro Luís Sérgio:

    Li "A nova teoria do mal" e valeu a pena! Caminho agora para "A nova teoria da felicidade" e espero o mesmo resultado!

    Abração!

    ResponderEliminar