segunda-feira, 25 de abril de 2011

Indiferença .




Um comentário que merece um post.
Na resposta ao texto de “ O lacaio “ publicado dia 6 de Abril, como sempre, o colega e amigo Armando Inocentes, deixou-nos um precioso comentário, pela sua pertinência e actualidade faz todo o sentido que hoje, 25 de Abril de 2011, nos detenhamos com a devida atenção no que escreveu. Lembrou-nos ainda Maiakóvsi, em tempo de “vampiros entroikados”, mais instalados e mais sedentos que nunca , façam o favor de ler e reflectir . Acrescento apenas, tudo é connosco, mesmo quando não parece e a INDIFERENÇA mata, mesmo os indiferentes, não parece e muitos até pensam que não, que nada é com eles, até que um dia …
“«A pior das atitudes é a indiferença» (Stéphane Hessel, "Indignai-vos!", 2011, Objectiva, p. 26), e eu diria que, pela sua objectividade e pela possibilidade de o observarmos, o pior dos comportamentos é a indiferença.
E a diferença reside na realidade entre os que são indiferentes, os submissos, os subservientes, e aqueles que resistem, que denunciam, que actuam - os que se indignam e manifestam a sua indignação. “
Armando Inocentes.


Maiakóvski esquecido

Vampiros – Mais actual que nunca. Grande poeta.

8 comentários:

  1. Caro Luís Sérgio !
    Apropriado, muito apropriado ao dia, e como diz Maiakovski, até quando ?
    bjs
    Professora

    ResponderEliminar
  2. Só quero deixar aqui uma observação:

    O livro "Indignai-vos" termina precisamente assim:

    "CRIAR É RESISTIR.
    RESISTIR É CRIAR."

    Mais comentários para quê?


    NOTA: a impossibilidade de corrigir om comentário depois de publicado por vezes leva-nos a isto... Já é a segunda vez que sou obrigado a eliminar um comentário meu para depois o inserir correctamente. AS MINHAS DESCULPAS!

    ResponderEliminar
  3. Como não quero ficar indiferente,
    Obrigado ao Sérgio e ao Armando.
    Continuem a criar.

    José Lopes

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís
    Fica aqui um grande abraço para ti e para o Armando.
    Mais um "post" oportuno, para não variar, e com uma actualidade dolorosa em vários sentidos... no que estamos a viver com esta "ajuda" externa, com o esvaziamento de muitos valores conquistados pelo 25 de Abril, com o esvaziamento de muitos outros valores que fazem com que se torne frequente encontrar idosos mortos em casa, que nos confrontemos cada vez mais com a solidão, com a falta de solidariedade, com a pobreza extrema, ...
    Grande abraço de esperança num mundo melhor.

    ResponderEliminar
  5. Na verdade , "actualidade dolorosa " e a precisar de cura rápida. estamos a precisar de uma revolução, de um verdadeiro 25 de Abril, nada a brincar, o estado a que isto chegou, quase está pior do que o estado a que isto chegou antes do 25 de Abril, estou quase a desesperar. Não me revejo, nesta Escola, neste país, nesta vida que temos. É urgente por fim à indiferença.É urgente acabar com esta MERDA !

    Obrigado pelo post,
    Grande abraço de solidariedade.

    Professor REVOLTADO

    ResponderEliminar
  6. Amigo
    Escrevo estas linhas com imensa revolta...
    Revolta porque a indeferença mata... desmotiva...mas acima de tudo porque sei que não podemos baixar os braços...
    As escolas, a nossa escola está entregue a pessoas de baixa indole que se servem do poder apenas para servir os seus interesses e sobretudo para se autopromoverem como um qualquer produto enlatado de baixa qualidade.
    E acredito que um dia, os socranetes e seus lacaios irão ser apanhados na sua própria teia... e enquanto isso não acontece deixo-te estas palavras de apoio e de encorajamento pela excelnte pessoa que és e pelo exemplo de frontalidade, resistência e lucidez que tens vindo a demonstrar.
    Grata por seres assim e estou solidária contigo!
    Manuela Guedes

    ResponderEliminar
  7. Cara Manuela !
    Muito obrigado pela tua solidariedade e palavras. Quanto aos serventuários de baixa índole respondo com o post : "Humanismo". Na nossa escola e noutras, temos um poder covarde e ignaro,acolitado por gente sem carácter, estão convencidos que o vento será sempre favorável. Está para breve alteração do rumo. Como sempre na História os tiranos abatem-se. Pode demorar mais do que queríamos , mas a razão acabará vencedora.
    bj.

    ResponderEliminar