domingo, 18 de abril de 2010

Exposição - Descobrir novos autores.



Exposição a não perder.

Destes novos autores destaco o colega e amigo Armando Inocentes, seguidor e comentador habitual deste blogue. No livro Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto …ou das virtudes às violências no e do desporto, de uma forma fundamentada, numa linguagem clara e literariamente esclarecida, o autor reflecte sobre temas prementes e actuais como: a violência desportiva; a ética desportiva, o espírito desportivo ou o fair-play; a corrupção; o doping; as mortes na prática desportiva; a exploração infantil; a fraude desportiva e até o racismo e o próprio terrorismo.

Armando não esquece a escola, mais concretamente o Desporto Escolar e o Desporto na Escola, dedica-lhe um capítulo. A anunciar este tema e quando analisa o fenómeno de contorno das leis no desporto escreve: Onde está a ética desportiva quando se contornam as leis do desporto? De que serve a escola ensinar e promover princípios e valores quando na vida activa eles não são postos em prática? (p. 70).

Interroga-se sobre o papel dos desportistas profissionais.

Como vive, como se sente, uma mercadoria que se compra e vende, um profissional com um desgaste rápido e sem futuro assegurado, um cidadão muitas vezes impedido (proibido?) de expressar as suas próprias opiniões pela entidade patronal (p40). Deixa-nos aliás uma excelente citação de Manuel Sérgio sobre este fenómeno:

“ Em plena sociedade capitalista, o que é a prostituição senão corpos que se entregam, na procura exclusiva de dinheiro? (…) E não é ele também, humilhado e ofendido, quando se põe em risco a sua saúde, através de anestesias locais, que escondem, por poucas horas, lesões ósseas e musculares de alguma gravidade?”(p.40).

LEIAM!

Para saber mais ( Clica Aqui.)

2 comentários:

  1. Caro Luís:

    Obrigado pelas tuas palavras...

    O que se denuncia neste livro - tanto o óptimo como o péssimo do desporto - não é mais do que o retrato da sociedade actual! Felizmente o óptimo ainda vai existindo... e resistindo!

    Um abraço do Armando

    ResponderEliminar